A Importância do Diagnóstico Organizacional

Antes de podermos projetar uma organização mais eficaz, temos que entender a atual. Temos que entender como funciona e identificar as causas dos problemas. Em outras palavras, temos que criar um “diagnóstico” da organização.

É uma parte crítica de qualquer esforço de redesenho de um negócio. Embora seja frequentemente subestimado.

O Diagnóstico Organizacional é uma prática desenvolvida exatamente para avaliar, prática e objetivamente, a atual situação de uma organização, considerando seus aspectos internos e externos, com metodologias precisas.

Quando bem executado, o diagnóstico ajuda na obtenção de insights valiosos e permite tomar decisões mais assertivas e eficientes. Além disso, é possível identificar e corrigir problemas antes que eles assumam proporções maiores.

Como fazer?  

Para fazer um diagnóstico de seu negócio é necessária uma matéria prima fundamental: informação.

Por isso, um bom software de gestão empresarial que tenha essas informações organizadas e acessíveis é uma ajuda importante na hora de analisar com detalhes sua empresa.

Os passos do Diagnóstico Organizacional:

1º Passo – Coletar informações

O primeiro passo é coletar informações relevantes sobre tudo o que envolve as atividades do negócio.

Procure levantar dados sobre número de vendas, faturamento, lucratividade, satisfação do cliente, desempenho dos colaboradores, processos internos, fluxos de trabalho, etc.

2º Passo – Analisar os dados coletados

Depois da coleta, é hora de analisar as informações. Faça uso de gráficos, planilhas, mapas e tabelas, para se ter uma melhor visualização. Procure categorizar as informações; isso permitirá que se priorize aquilo que for mais grave e urgente.

3º Passo – Identificar problemas

Com as informações devidamente coletadas e analisadas, dá-se início à terceira etapa: a identificação de problemas.

Reúna as equipes para que, juntos, seja possível descobrir falhas que precisam ser corrigidas e gargalos que precisam ser estancados. Tudo isso com o objetivo de otimizar processos e recursos, para potencializar os resultados da empresa.

Um ponto importante de qualquer diagnóstico é identificar se a empresa está atendendo as necessidades de seus clientes. Foque sua atenção nos processos que mais agregam valor a seus produtos e serviços, diante dos olhos dos clientes.

Depois de descobrir quais desses fatores precisam ser melhorados, é preciso definir como fazer isso.

4º Passo – Elaborar um plano de Ação

A última etapa de como fazer um diagnóstico organizacional de uma empresa é a elaboração de um plano de ação para solucionar os problemas identificados.

Pense no que pode ser feito para eliminar as barreiras que impedem a sua empresa de crescer. Proponha soluções eficazes e estabeleça metas para todas as equipes

Responda as 7 perguntas definem prazos, escopos, recursos e responsabilidades em seu plano de ação:

  • What – o que será feito?
  • Why – por que será feito?
  • Where – onde será feito?
  • When – quando será feito?
  • Who – quem fará?
  • How – como será feito?
  • How much – quanto irá custar?

Agora que todos têm papéis e metas definidas, é hora de trabalhar na melhoria de seu negócio!

 

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