Ajustando o Dial da Área de Aquisições

Hoje há grandes mudanças ocorrendo globalmente, às quais as aquisições devem responder: as cadeias de valor estão se tornando mais complexas e voláteis, com maiores riscos e oportunidades; desenvolvimentos na digitalização, automação e análise que podem desbloquear o potencial anteriormente inexplorado; e a aceleração dos avanços tecnológicos é agora mais difícil do que nunca para manter o ritmo sem parcerias externas.

Essa configuração que muda rapidamente impõe a necessidade de mudar a forma como a área de aquisições funciona no negócio, como também desperta uma oportunidade de ampliar o escopo da sua influência na organização.

A conquista desse futuro mais complexo e digital exigirá uma transformação completa das aquisições como função da organização: ter uma missão mais ampla, muito além da redução de custos; investimento em digitalização, automação e análise; e repensar a área de compras.

Diante do quadro, as perguntas são abundantes: exatamente onde os líderes de compras devem começar a transformar suas funções? Qual deve ser o papel das aquisições na minha organização? Em quais tecnologias deveremos investir? Quais capacidades e talentos são necessários? Qual a certeza do retorno do investimento?

Ações para Líderes de Compras

  • Evolua de um facilitador de redução de custos para um criador de vantagem competitiva sustentável, colaborando com estratégia, operações e outras funções para descobrir conjuntamente novas fontes de vantagens.
  • Desempenhe um papel de Chefe de Ecossistema, ampliando sua perspectiva para além da tradicional cadeia de valor e tornando-se uma fonte de inovação para sua organização. Acelere a adoção bem-sucedida de tecnologias inovadoras, explorando parcerias de coinvestimento ou codesenvolvimento com fornecedores, explorando com eles estratégicos modelos comerciais inovadores.
  • Automatize e digitalize para agilizar os processos de aquisição e melhore a experiência interna do cliente. Identifique onde o valor pode ser conquistado com a tecnologia e determine como a digitalização, a automação ou a análise podem gerar valor a cada alavanca de aquisição.
  • Invista em novos talentos e habilidades para sua função de compras considerando obter sucesso no mundo digital. As habilidades tradicionais da carreira continuarão a serem críticas, mas a adição de novas capacidades em digital e análise pode exigir novos talentos, reciclagem e rotações funcionais com outras áreas da organização.
  • Estabeleça uma área de compras ágil para melhorar a eficiência dos processos e acompanhar as aceleradas mudanças. Crie equipes multifuncionais flexíveis e voltadas aos negócios que permitam o compartilhamento de habilidades especializadas de aquisição, promovendo a geração de ideias e aprimoramento tanto do conhecimento quanto as capacidades de aquisição.

As tendências globais que afetam os processos de aquisições e estão evoluindo em alta velocidade; a função deve elevar o foco nas oportunidades correspondentes e responder fortemente. Com isso se levanta muitas questões sobre como redefinir melhor o papel para capturar valor. É claro que a nova função terá um papel mais estratégico a desempenhar. Sua área de aquisições está pronta para mudar?

 

Converse com um Especialista. Agende uma visita.

Deixe uma resposta