Alta Performance Organizacional

Todo gestor persegue o objetivo de criar uma organização de alta performance. Isso se traduz em processos enxutos, metas realistas, sistemas de incentivo apropriados, dentre diversos outras ações. Criar organizações que realizam suas missões com um máximo de benefícios para todos e um mínimo de custos pode até mesmo ser entendido como a própria essência do trabalho do administrador. Tal tópico é de suma importância tanto para as organizações quanto para a sociedade que consome seus produtos e serviços.

Um framework para fornecer insights altamente úteis para alta performance da organização:

Insights que devem apontar a direção com evidências factuais para que os líderes organizacionais possam tomar uma decisão informada para reverter o desempenho organizacional.

Autoconsciência organizacional – Entender para onde uma organização está indo bem, onde ela está aquém e como criar a sinergia – é o primeiro passo crítico para iniciar a transformação.

Cultura da Performance

Como reconhecer organizações onde existe uma cultura da performance?

1. Há objetivos estratégicos bem delimitados e compartilhados, que são de pronto entendimento de todos.

2. As pessoas se veem como parte de uma comunidade que vive em um ambiente diferenciado, de crenças e valores adequados à sua missão.

3. O trabalho é realizado de forma coerente e eficiente com esses valores, em processos enxutos e metas desafiantes, mas realistas.

4. As pessoas afirmam que entendem o que precisam fazer: o trabalho pode ser duro, mas é racional e bem clarificado passo a passo.

5. As pessoas encontram recursos para realizar suas tarefas: informações e instrumentos apropriados.

6. Há um clima de confiança e feedback, onde a informação flui desimpedida e gerando e distribuindo conhecimento.

7. Os trabalhadores se veem também como um time, engajados em um mesmo propósito final que pode ser traduzido em indicadores quantificáveis, tal qual um placar em uma partida desportiva.

 

Pergunte a um Especialista. Agende uma entrevista.

Deixe uma resposta