Comércio Exterior, uma Estratégia para Crescimento

Quando uma empresa atinge certo grau de maturidade no mercado interno, é comum começar a vislumbrar novos horizontes em busca de crescimento e resultados ainda melhores.

E por mais que a sua empresa ainda não venda para o exterior, você pode tirar proveito do mercado internacional para importar produtos acabados para revenda, matéria-prima mais barata para produzir o seu produto e equipamentos para modernizar o seu parque fabril. Exportar e conquistar novos mercados, promovem o crescimento orgânico a qualquer organização.

Por se tratar de um importante passo na história de um negócio, o empreendedor precisa agir de maneira estratégica e tomar as devidas providências para assegurar que a sua entrada no mercado exterior ocorra de maneira segura e promissora.

O Desafio

Seja qual for a ação ou estratégia a ser adotada, o planejamento é a base para alcançar bons resultados. Não poderia ser diferente com o processo de exportação. Mandar um produto para fora do país, ou importar, é uma das estratégias mais complexas que sua empresa pode lidar.

Outro pré-requisito: a organização deve estar internamente bem estruturada para certificar o êxito de suas operações. Em outras palavras, a empresa precisa contar com setores eficientes, como o financeiro, contábil e de marketing e até mesmo com o apoio de uma assessoria que garantam maior vantagem em suas ações.

Nesse tema, temos a logística como um dos principais custos das empresas, bem como um dos principais motivadores de compra. Quanto mais rápido, com melhor qualidade e menor custo você conseguir entregar o seu produto ou serviço, maiores serão as chances de fazer a empresa crescer.

Torna-se indispensável o foco na competitividade comercial. Investir em pesquisa e desenvolvimento para se manter atualizado com as tendências e estratégias do mercado externo, além de proporcionar educação continuada aos funcionários para a melhoria de produtos e processos que afetam diretamente a produtividade das empresas, são fatores que as tornam mais competitivas.

O acompanhamento de profissionais especializados pode simplificar diversas questões como a logística, controle de estoque e legislação, por exemplos. Além disso, eles poderão ajudá-lo a enfrentar os desafios e eventuais problemas ao longo do processo, aplicando a estratégia correta com precisão e tranquilidade.

Competitividade, inovação, capacitação e gestão corporativa pesam muito. Por isso é importante estruturar os negócios antes de partir para o mercado internacional.

 

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