Como Colaborar com Sucesso

Embora a boa colaboração possa resultar em ideias e descobertas novas e criativas, a má colaboração pode ser mais prejudicial do que nenhuma colaboração – pode desperdiçar tempo, energia, dinheiro e recursos.

Use essa abordagem de cinco etapas para garantir que suas colaborações sejam bem-sucedidas:
1. Defina o seu propósito.
2. Escolha colaboração aberta ou fechada.
3. Envolva as pessoas certas.
4. Consiga compradores de sua ideia.
5. Incentive o comportamento colaborativo.

Por que a colaboração como uma habilidade é tão importante?

Primeiro, é uma ótima maneira de incentivar as pessoas a compartilhar conhecimento e recursos.

Em segundo lugar, ele pode oferecer grandes oportunidades para trocas de habilidades e networking, e pode até melhorar os níveis de engajamento dos funcionários. Um estudo mostra que as pessoas que trabalham em colaboração aderem às suas tarefas 64% mais do que os colegas que trabalham sozinhos.

A colaboração também beneficia as organizações: pode ajudá-las a serem mais rentáveis, criativas e competitivas. O mesmo estudo revela que as organizações que promovem o trabalho colaborativo têm cinco vezes mais chances de ter um bom desempenho. Elas também tendem a ter níveis mais baixos de rotatividade de pessoal e maior lucratividade do que empresas que não colaboram.

Colaboração Planejada

As organizações vêm recorrendo à colaboração entre seus profissionais para fins de qualidade, produtividade e compartilhamento de conhecimento. Apesar de reconhecerem que a colaboração é vantajosa, ainda não sabem como incentivá-la, imaginando que ela se manifestará naturalmente.

Na execução da colaboração de forma espontânea, a qualidade da colaboração é difícil de ser determinada e, geralmente, não existem objetivos ou produtos claramente definidos ou resultados esperados de sua execução para que se possa avaliá-la.

Sendo a colaboração um aspecto fundamental em processos, deve ser planejada e acompanhada. Planejar a colaboração significa permitir às organizações estabelecer objetivos e definir ações para atingir níveis desejados de colaboração em um processo. O acompanhamento diz respeito a avaliar se o nível colaboração planejado é atingido, identificando oportunidades para a tomada de ações corretivas.

Como incentivar o espírito de colaboração na equipe?

 

Converse com um Especialista. Agende uma visita.

Deixe uma resposta