Do planejamento anual à estratégia como uma jornada

As incertezas estratégicas e em rápida mudança abundam no atual ambiente de negócios. O ciclo de planejamento anual e o mundo linear dos planos de três a cinco anos são inadequados para essas realidades dinâmicas. Em vez disso, você precisa de um plano contínuo que possa ser atualizado conforme necessário.

Em nossa experiência, a melhor maneira de criar esse plano é manter conversas regulares de estratégia com sua equipe principal. Talvez como parte fixa de sua reunião mensal de gerenciamento. Para tornar esses check-ins produtivos, você deve manter uma lista “ao vivo” das questões estratégicas mais importantes. uma lista de grandes movimentos planejados e um conjunto de iniciativas para executá-los. Em cada reunião, os executivos podem atualizar um ao outro sobre o estado do mercado, o impacto esperado nos negócios das principais iniciativas em andamento e se as ações planejadas da empresa permanecem suficientes para agilizar o desempenho.

Dessa forma, o processo de estratégia torna-se uma jornada de verificações regulares de pressupostos, verificando se a estratégia precisa de atualização e explorando se o contexto mudou tanto que uma estratégia inteiramente nova é necessária.

E se considerarmos que o planejamento estratégico é a consolidação de ideias, é na implementação dessas ideias que a organização vai obter seus resultados. É por isso que ele precisa ser constantemente reavaliado e repensado conforme o andamento corporativo.

Como toda função de gestão, isso pressupõe uma dinâmica permanente de planejamento, execução, monitoramento, avaliação, ajustes e reajustes.

É eficiente o meu processo de planejamento?

 

Converse com um Especialista. Agende uma conversa.

Deixe uma resposta