É hora de Crescer?

Quando uma empresa começa a expandir, os empreendedores parecem virar malabaristas, cada um equilibrando mais e mais pratos, tentando fazer com que nenhum deles caia no chão. Mas, como todos sabemos, é inevitável, alguns pratos caem a fazem a maior bagunça. A verdade é que, no começo, os empreendedores acabam concentrando todas as atividades neles próprios e, quando chega a hora de delegar, porque as tarefas vão acumulando à medida que a empresa cresce, os desafios têm início.

A chave para garantir a sobrevivência e o crescimento da empresa está em ser e continuar sendo necessária ao longo de toda a sua existência; é função da liderança direcioná-la para ser sempre indispensável.

O cenário pode incluir os mais variados fatores — janelas de oportunidade criadas pelo desenvolvimento econômico, mercados a desbravar, aumento da concorrência, sofisticação das expectativas do consumidor, novas regras a obedecer. Sabe lidar melhor com eles quem tem a lucidez e a perseverança necessárias para compreendê-los e, mais importante, entender sua própria posição no contexto. Deste modo é possível escolher os melhores caminhos a seguir.

Antes, faça um check-list

E para projetar o próximo passo de crescimento da empresa são necessárias um check-list para sua formatação:

. Por que precisa crescer?

. Como deveria crescer?

. Quais são os marcos de crescimento desse caminho?

. Há estrutura para suportar esse crescimento?

. Quais os colaboradores habilitados para crescer com a empresa?

. Quais são os riscos inerentes ao processo de crescimento?

. Os benefícios do processo superam os riscos?

Crescer ou não crescer: esta não é a questão. Mais correto seria nos perguntarmos quando e como crescer.

 

Converse com o Especialista. Agende a visita.

Deixe uma resposta