Estratégia Conectada: Construindo Vantagem Competitiva

O que aconteceria se houvesse uma maneira de tornar transações esporádicas com consumidores em relacionamentos contínuos de longo prazo – ao tempo em que simultaneamente fossem mobilizadas dramáticas melhorias em eficiência operacional? E o que seria se você pudesse quebrar seus atuais trade-offs entre experiência superior do consumidor e baixo custo?

Esta é a promessa da estratégia conectada. Novas formas de conectividade – envolvendo interações customizadas frequentes, e sem fricções – significam que companhias podem agora antecipar necessidades de consumidores à medida que elas surgem, ou mesmo antes. Simultaneamente, possibilitadas por essas tecnologias, companhias podem criar novos modelos de negócios que entregam mais valor aos consumidores. Estratégias Conectadas são estratégias “win-win”: consumidores conquistam uma experiência dramaticamente melhorada enquanto companhias incrementam eficiência operacional.

O livro Estratégia Conectada: Construindo Relacionamentos Contínuos com Consumidores para Vantagem Competitiva revela a emergência de estratégias conectadas como uma nova fonte de vantagem competitiva. A partir de exemplos aprofundados de companhias operando em diversas indústrias, o livro identifica os quatro caminhos (responda-ao-desejo, oferta curada, comportamento de coach, e execução automática) para tornar interações episódicas em relacionamentos contínuos. Os autores mostram como cada caminho cria uma vantagem competitiva, e guiam o leitor através de decisões críticas para criar e implementar suas próprias estratégias conectadas.

A Estratégia

Se você está tentando revitalizar estratégia em uma companhia estabelecida ou tentando contestar uma indústria como uma startup, este livro irá ajudá-lo a:

  • Reformatar suas conexões com seus consumidores;
  • Achar novas maneiras de conectar com fornecedores existentes, enquanto também ativa novas fontes de capacidade;
  • Criar o modelo certo de receitas;
  • Fazer as melhores escolhas tecnológicas para dar suporte à sua estratégia.

Num mundo onde as estratégias tradicionais de “empurrar soluções” para “ver se os consumidores as compram”, percebe-se a cada dia que o mais significativo nas interações com os consumidores é entender suas demandas, e decifrar a sua jornada de compra, para, a partir daí, oferecer aquilo que eles efetivamente desejam. E isso, agora, passa a ter uma natureza contínua!

Veja o artigo completo aqui.

Por José Carlos Cavalcanti, consultor, sócio da Creativante Consultoria em Inovação, Professor da UFPe e Parceiro da Business Mindset Consulting.

 

Converse com um Especialista. Agende uma visita.

Deixe uma resposta