Metodologia Lean: uma abordagem colaborativa

O termo lean (do inglês, enxuto) foi escolhido para descrever o método que a Toyota implementou em sua linha de produção no final da década de 1980. A metodologia busca reduzir o desperdício de recursos e, por isso, tudo o que não estiver agregando valor ao produto ou serviço deve ser removido do processo  — pois representa um custo que pode ser evitado, como desperdício de tempo, de materiais, de mão de obra e de outros recursos.

Ou seja, a metodologia lean é dedicada a manter o foco no corte de custos desnecessários e, paralelamente, aumentar o valor agregado ao cliente. E isso é feito implementando um fluxo de processos mais simplificado.

Alguns benefícios da metodologia lean:

As etapas da produção, e processos, ganham sincronia

A metodologia permite enxergar com mais clareza os diferentes indicadores de um negócio em cada uma de suas etapas. Os administradores japoneses que originalmente a conceberam se inspiraram no funcionamento dos supermercados.

Em um supermercado, os clientes retiram os produtos apenas no momento em que precisam: nem antes, nem depois. O fluxo dos estoques responde com precisão e rapidez às demandas de cada momento. Foi esse tipo de modelo que a Toyota passou a ter em mente para evitar que uma parte da montagem do veículo tivesse de ser interrompida porque a peça não chegou a tempo, por exemplo.

Os processos ganham qualidade

Em um ambiente de trabalho enxuto, qualquer defeito ou atraso aparece com facilidade. Isso não vai impedir os erros, mas permite que eles sejam identificados e corrigidos rapidamente. Com procedimentos padronizados, os funcionários vão se especializando em uma rotina e os bons resultados aparecem como que por memória muscular.

A maioria das falhas é eliminada

A metodologia lean envolve tanto a criação de um ambiente no qual os erros sejam identificados facilmente quanto corrigidos com rapidez. Qualquer anomalia se destaca e os prazos, ritmos e procedimentos são rígidos. Além disso, os próprios funcionários são estimulados a encontrar e corrigir falhas sem precisarem de instruções específicas para isso.

Os custos operacionais são diminuídos

Adotar a metodologia significa livrar a empresa de custos com excesso de estoque, reduzir atrasos e colocá-la em posição mais vantajosa para negociar com clientes e fornecedores, ao ter melhor informação sobre os custos operacionais. Até mesmo custos com conta de luz e combustível podem ser reduzidos com essas técnicas.

Os processos são otimizados

Assim como aconteceu com os engenheiros da Toyota, o ciclo de produção da empresa pode ser reduzido, permitindo a ela entregar mais produtos e serviços no mesmo tempo. Isso acontece porque os gargalos serão identificados e corrigidos, e como consequência das diferentes etapas passarem a andar em ritmo mais parecido.

A produtividade é melhorada

Os funcionários vão passar a dominar mais o próprio trabalho pela adoção de procedimentos padronizados e, com isso, a produção aumentará, pois eles estarão mais satisfeitos. Gargalos ou atrasos dentro ou entre cada procedimento também serão corrigidos, melhorando o sentimento de trabalho em equipe.

As receitas aumentam

As receitas da empresa vão aumentar com os ganhos de produtividade. Além disso, custos com materiais e procedimentos desnecessários serão cortados, resultando em um reforço ainda maior para o caixa da sua empresa.

 

Imagine por instantes que a metodologia Lean foi aplicada no seu negócio e que os projetos foram implementados com sucesso em outros departamentos da empresa. Por exemplo, no departamento de produção, os objetivos são definidos de uma forma mais clara e simplificada e as pessoas contribuem para esse processo, melhorando igualmente o seu ambiente de trabalho. Todos sabem o que fazer, em quantidade e qualidade, partilhando entre si as melhores práticas e concordando em ser avaliados de acordo com os resultados obtidos.

Caso ainda não utilize a metodologia Lean para melhorar os processos implementados no seu departamento, deveria fazê-lo, pois o seu papel enquanto gestor é promover o sucesso das suas equipes, implementando a autonomia e responsabilidade dos seus colaboradores.

 

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