Organizações Ágeis

Grupos ágeis podem prosperar em ambientes imprevisíveis e que mudam rapidamente. Eles se concentram nos clientes, se adaptam de maneira fluida às mudanças ambientais e são abertos, inclusivos e não hierárquicos; eles evoluem continuamente e abraçam a incerteza e a ambiguidade.

Para organizar nossa atual era de urgência, as empresas precisam ter os princípios por trás da agilidade e usá-las de maneira um pouco diferente. Em vez de tomar uma decisão quando você tem 90% das informações, faça isso quando tiver 70%. Em vez de impor decisões de cima para baixo, incentive decisões em tempo real em toda a organização, dissociadas do título ou da classificação. Em vez de confiar em líderes carismáticos que obtêm resultados à força, reconheçam que a liderança pode vir de qualquer pessoa e não é nomeada.

Como é

Embora a agilidade promova comunicação aberta e métodos mais flexíveis, ser ágil não deve ser confundido com instabilidade. Além de serem capazes de se adaptar e mostrar resiliência, para que as empresas obtenham sucesso com um modelo de organização ágil, elas devem projetar estruturas, governança e processos com um conjunto relativamente estável de elementos centrais.

Estrutura da organização

Migração de estruturas hierárquicas de gerenciamento para redes e equipes que trabalham mais perto dos clientes, tendo mais controle sobre a tomada de decisões.

Equipes e projetos

Redes ou equipes montadas rapidamente com base em conjuntos de habilidades, e rapidamente desmontadas quando os projetos são concluídos.

Funções 

Colaboradores que normalmente atuam sob uma descrição de cargo passam a trabalhar em projetos que fazem uso de suas habilidades, permitindo que a equipe trabalhe em vários projetos de diferentes áreas no negócio, ampliando as oportunidades de carreira.

Gestão de equipes

Os gestores não se concentram apenas em supervisionar pessoas, mas lideram projetos e patrocinam os colaboradores certos para cumprirem os requisitos do projeto.

Reconhecimento e recompensas

Em vez de reconhecer os colaboradores avaliando o nível de dedicação ou experiência, as recompensas são baseadas nos resultados de entregas, reputação e patrocínio de colegas ou líderes.

Cultura

Indiscutivelmente o elemento mais importante para garantir que a organização ágil obtenha sucesso, a cultura ágil da empresa terá influência em todas as áreas e todas as funções.

Deixe uma resposta