Insights

Qual é o Valor de um Cliente?

Quando se tem uma empresa, é preciso conhecer o valor dos clientes; uma das perguntas mais importantes para o negócio. Mas isso não se refere apenas a atender as suas necessidades de forma adequada, valorizando-os. À medida que as interações com os clientes se estendem por mais pontos de contato, a mensuração do retorno sobre …

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Compliance

Em Minas Gerais, a Drogaria Araújo foi multada em R$ 7,93 milhões por condicionar descontos ao fornecimento do CPF por parte do consumidor no ato da compra de produtos. Em setembro, a Justiça determinou que a ViaQuatro, administradora da Linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo, parasse de usar sensores de reconhecimento facial dos passageiros, …

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Reinvenção através da Transformação Digital

Tornar uma empresa digital implica fazer mudanças não só em equipamentos e sistemas, mas reproduzir nova mentalidade na cultura corporativa e otimizar processos. É usar a tecnologia para obter melhores resultados de negócios, acompanhando a evolução e tendências de uma sociedade altamente conectada. Não é simples nem barato e leva tempo; mas fundamental para a …

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O Negócio dos Modelos de Negócios

O termo “Modelo de Negócio” tem sido historicamente entendido de diversas formas. Peter Drucker definiu como sendo “hipóteses sobre o que uma companhia é paga para fazer”. Joan Magretta (Professora da Harvard Business School) afirma que modelos de negócios são “histórias que explicam como empresas funcionam”. Segundo Magretta, o conceito de modelo de negócio passou …

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Uma Cultura com Base em Propósito

Produtos não estão sendo suficientes. Facilidade e abundância de informações, tecnologia integrada em nossas rotinas e uma geração inteiramente digital são vetores que caracterizam o momento de enorme transição de comportamento e hábitos que estamos vivendo. Eles impactam na forma de consumir e nas relações com as marcas e produtos. Pense: qual conexão emocional da …

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Comércio Exterior, uma Estratégia para Crescimento

Quando uma empresa atinge certo grau de maturidade no mercado interno, é comum começar a vislumbrar novos horizontes em busca de crescimento e resultados ainda melhores. E por mais que a sua empresa ainda não venda para o exterior, você pode tirar proveito do mercado internacional para importar produtos acabados para revenda, matéria-prima mais barata para …

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Competição na Era de Produtos Inteligentes Conectados

Os produtos inteligentes conectados oferecem exponencialmente oportunidades de expansão para novas funcionalidades, confiabilidade muito maior, utilização de produto muito maior, e capacidades que atravessam e transcendem as fronteiras tradicionais do produto. A natureza mutante dos produtos está também rompendo cadeias de valor, forçando empresas a repensarem e a reinstrumentalizarem quase que tudo que elas fazem …

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Diversidade e Inclusão nas Empresas

Em 2015, McKinsey realizou pesquisa sobre Diversidade e apontou interessante e relevante conclusão: 15% das empresas pesquisadas com diversidade de gênero tem mais propensão a terem perfomance superior, e 30% delas com diversidade étnica são mais propensas a obter retornos acima da média. “A diversidade é provavelmente um diferencial competitivo que, ao longo do tempo, …

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O novo papel da loja

Com os clientes cada vez mais mudando seus gastos online, não é suficiente para uma loja física ser apenas um local de transação. A loja tem um novo papel. Agora ele deve servir como um ambiente de construção de marca, ondo os clientes podem ter experiências especiais presenciais que não podem ser replicadas em canais …

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O Ciclo da Inovação em 3 Dimensões

Uma empresa emergente (conhecida como “startup”) para cumprir todo o ciclo de vida (de lançamento até a maturidade) para atingir o sucesso, necessariamente deve passar por várias fases. As mais comentadas são: o “encaixe do problema com a solução” (problem/solution fit), o “encaixe do produto com o mercado” (product-market fit), o “encaixe ida-ao-mercado” (go-to-market fit), …

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