Passos para Aumentar a Produtividade de sua Equipe

Planeje metas – e seja “Agile” 

Seja ágil na sua definição de metas: estabeleça metas para o trimestre – por exemplo – e quebre o trabalho em pequenas etapas que possam ser gerenciadas e atribuídas mais facilmente.

 

Comunique metas, expectativas e funções

Forneça aos membros da sua equipe informações básicas e a visão estratégica por trás de cada projeto, atividade, tarefa, etc. Colaboradores bem informados ficam mais motivados e se sentem mais envolvidos com os projetos e os objetivos da empresa.

Todo mundo na equipe deve saber qual é o alvo no qual estão atirando e o que será considerado sucesso no final de sua jornada. É preciso ser absolutamente claro sobre o papel que desempenham no projeto e como eles vão ajudar a equipe a chegar à linha de chegada.

 

Tenha ferramentas e infraestrutura que promovam a colaboração e a Eficiência

A melhor equipe é tão eficaz quanto os recursos e sistemas que utilizam no dia a dia. Encontre as ferramentas adequadas para tirar o máximo proveito de sua equipe. Implemente uma estrutura que dê visibilidade e métricas compartilhadas para o desenvolvimento e as equipes, de modo que a saúde do projeto seja facilmente vista pelos integrantes das equipes, uma vez operacionais e que problemas possam ser resolvidos mais rapidamente.

Os líderes devem ser capazes de gerar relatórios de status do projeto, facilmente, através do uso dessas ferramentas, preferencialmente em nuvem, que permitam que as equipes atualizem seus status.

 

Agilize o fluxo reduzindo tarefas desnecessárias 

As equipes querem entregar coisas grandes e às vezes só precisamos eliminar as barreiras. Tenha o hábito de rever continuamente aprovações e notificações dos líderes para conhecer o momento de que determinadas tarefas já não agregam valor e podem ser eliminadas. A eliminação de etapas desnecessárias mantém ritmo, tornando-nos mais rápido e mais ágeis na resposta aos clientes.

É válido pedir a equipe sugestões sobre formas de agilizar os processos e sobre que tarefas, ainda necessárias, poderiam ser feitas por outros.

 

Realize reuniões regulares

Reuniões são uma oportunidade de compartilhar a visão departamental com a equipe e fazer com que todos estejam na mesma página. Descubra que compartilhar o objetivo e o andamento de cada etapa realizada promove a toda equipe uma melhor compreensão do que estão realizando e incentiva todos a trabalharem em conjunto para alcançar objetivos comuns.

 

Reduza relatórios

Valorize o talento de sua equipe selecionada para fazer o trabalho. Agora deixe-a realizá-lo. Microgerenciamento e supervisão pode matar a criatividade e a motivação. Evite obstáculos administrativos e tenha mais produtividade; reduza a quantidade de relatórios que eles precisam fazer, para que possam se concentrar no trabalho a ser feito. Se mais de 10% do seu dia é gasto na produção de relatórios sobre o trabalho que estão fazendo, há algo fundamentalmente errado.

Constantemente, revise e refine relatórios para manter suas métricas otimizadas.

 

Forneça feedbacks em tempo real

Reconheça imediatamente e publicamente as realizações dos membros da equipe. Por outro lado, aborde questões ou áreas que precisam ser melhoradas imediatamente. Feedbacks de desempenho em tempo real capacitam os indivíduos a tomarem posse de seu trabalho, gera confiança e permite que eles saibam onde eles estão em todos os momentos.

 

Afaste distrações

Determine etapas do trabalho onde o mensageiro instantâneo deve ser desligado e as reuniões, evitadas. Ter horas ininterruptas de trabalho pode fazer a produtividade da equipe subir.

 

Se possível, Implemente Metas Compartilhadas

Além de metas individuais, os membros das equipes podem ter metas compartilhadas, que incentivam a colaboração e o trabalho em equipe. Funcionários que trabalham com os seus gestores para definir seus objetivos, são envolvidos no processo mais motivados para alcançá-los.

 

Ofereça oportunidades de desenvolvimento

Dê aos colaboradores a oportunidade de intensificar e assumir um novo desafio ou responsabilidades. A oportunidade de desenvolvimento individual mostra a toda equipe que há oportunidades de aprendizado e de avanço disponíveis. Também ilustra que, como um líder, você está disposto a arriscar, e confia em que os funcionários farão o seu melhor para serem bem-sucedidos.

 

Para alcançar o sucesso dos objetivos de sua liderança, você não tem outra opção a não ser aumentar o envolvimento dos funcionários. Quanto mais você se envolve com seus funcionários, maior será produtividade; e consequentemente as receitas.

 

Converse com um Especialista. Agende uma visita.

Deixe uma resposta