Performance Ou Crescimento?

A gestão por controle de custos se tornou o foco da gestão corporativa nos últimos anos. Os excedentes são então canalizados para aquisições de outras empresas. É preciso questionar essa tendência.

Quando o binômio controle de custos e aquisições domina a agenda corporativa, ele drena a energia de qualquer plano de crescimento orgânico.

Temas como novos produtos ou a melhora na experiência do consumidor serão eternos coadjuvantes – ninguém negará abertamente a sua importância, mas todos à mesa saberão que não é por isso que serão cobrados de verdade.

Uma pesquisa da McKinsey entrevistou 600 executivos de empresas líderes ao redor do mundo, com o objetivo de entender como as empresas de maior crescimento orgânico trabalham para alcançá-lo. Descobrimos que essas companhias são muito ativas em três dimensões:

1- Investimento, ou seja, extraem recursos de várias fontes e os realocam em áreas de alto crescimento;

2- Criação, ou seja, têm forte foco em criar novos produtos, serviços e modelos de negócio;

3- Performance, ou seja, otimizam continuamente suas capacidades comerciais, como vendas, marketing, precificação e experiência do consumidor.

Mais do que estratégia

Uma cultura estritamente de performance foca em resultados a curto prazo. Enquanto a cultura de crescimento olha mais adiante. Então, para melhorar um desempenho em pouco tempo, medidas rápidas são tomadas e uma forte pressão é colocada na equipe.

Já um crescimento sustentável, sólido e contínuo não é algo que provoque uma revolução instantânea, e demanda uma visão diferente sobre as medidas do dia a dia.

A cultura de uma empresa trata do conjunto missão, visão e valores que direcionam suas ações. As crenças que guiam o comportamento.

Mais do que estratégias específicas, porém, há sempre um traço aparente nas empresas de alto crescimento: ter uma mentalidade de crescimento e persegui-lo com vigor. Palavras como “obsessão” e “foco” são frequentemente ouvidas nos corredores dessas empresas. É preciso respirar crescimento!

 

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