Preparado para Crescer?

No mundo empresarial, sempre defrontamos com um fenômeno comum: a empresa cresce mais do que a capacidade da estrutura organizacional pode suportar. Este é o momento em que os problemas começam a aparecer, frutos da dificuldade interna de gerenciamento, da pouca eficiência ou falta de controle na operação do negócio (pessoas, custos e o relacionamento com o cliente). E isso não é algo que o empresário percebe e muda de um dia para o outro, é um processo que muitas vezes custa caro para a imagem e para os resultados da empresa.

Em muitos negócios, este é o momento que o empresário também está investindo em tecnologia, estrutura física ou pessoas e tem planos para abrir novas unidades em outras regiões. O ponto delicado onde a maioria dos problemas de gestão tem origem. O empresário, ou está passando por um processo de reestruturação dos processos internos e de implantação de sistema de informação em sua base, ou ainda não percebeu esta necessidade.

Observa-se que o empresário tem todo o know how de operação do negócio em relação à compra, fabricação e venda, mas lhe falta o conhecimento de quais processos devem ser implantados para gerenciar as atividades da empresa como um todo, com uma visão holística, de forma a manter o controle do negócio e gerar bons resultados. Geralmente, a empresa vai bem, mas tem pouca informação e condição para que sejam feitas algumas análises como: curva de crescimento do negócio, evolução das despesas, margem de contribuição de cada produto, gastos com pessoal e benefícios, lucratividade etc.

Antes de iniciar o processo de expansão, o esforço deve ter foco maior na estruturação interna, além de uma profunda avaliação do negócio como um todo, desde a estrutura organizacional, pessoas, processos e resultados. Deve-se avaliar o nível de inteligência do negócio e se há capacidade de continuar a crescer e se sustentar ao longo do tempo. Acreditamos que o Diagnóstico Organizacional seja a ferramenta adequada para o momento.

 

Converse com um Especialista. Agende uma visita.

Deixe uma resposta