Qual a sua realidade?

Como será a situação do país e da economia nos próximos 3 meses?

Para quem vê o copo meio cheio, o Brasil é maior que a crise.

Afinal somos a 7ª maior economia do mundo e o nosso mercado doméstico é o equivalente a soma de quase todas as demais economias da América do Sul juntas. É o momento de continuar a crescer.

Para quem enxerga o copo meio vazio, talvez seja o momento de parar e começar a fazer ajustes na operação, no sentido de racionalizar custos e aumentar as margens.

Neste caso, a recomendação que se dá é que aproveite este momento para rever totalmente o seu modelo de negócios.

Acompanhe os passos da concorrência, e se questione se está sendo competitivo, atualizado e antenado.

Algumas pessoas estão treinadas para dar atenção à parte vazia, com o intuito de torná-la mais cheia. Os otimistas! Há aquelas que observam a mesma imagem, porém com outra atitude: olham o que falta para gerar mais vazio. Tendem ao vitimismo. Ou olham a parte meio cheia com o intuito de desvalorizá-la – os eternos insatisfeitos. Outras observam a parte cheia, para agradecer pela água. A palavra gratidão está na moda. Às vezes, só se esquecem de bebê-la!

Porém, um olhar mais atento, menos impulsivo e mais sintonizado dirá: “O copo está meio cheio e meio vazio ao mesmo tempo”. É assim a realidade, mais complexa, menos maniqueísta e mais desafiadora. Temos algo e nos falta algo, sempre. Não há situação ideal. É isso que diriam os filósofos! Para, em seguida, beber a água, matar a sede e encher novamente o copo, sem por isso serem menos otimistas ou menos gratos, só mais pragmáticos e assertivos.

 

Pergunte a um Especialista. Agende a visita aqui.

Deixe uma resposta