Uma Visão Holística do Negócio

Todas as organizações sofrem pressão de um mundo mutante em alta velocidade e um consumidor completamente novo em suas características, o que exige de seus líderes um olhar completamente diferente às estratégias de operação. Por isso, precisamos entender quais os pilares que sustentam uma organização saudável.

Acreditamos que esse conjunto de pilares, se trabalhados de forma integrada e consistente, garantem a diferenciação ao negócio. E para um mercado disruptivo é fundamental que se busque a validação contínua e melhor posicionamento deles.

Visitar e revisitar seus conceitos deve ser um processo contínuo que favorecerá um poder transformador na relação da empresa x consumidores, além de definir os melhores meios de interação com o mercado, desenvolvendo canais e formatos mais adequados ao melhor proveito dos clientes. Vamos a eles:

PROPÓSITO. Primeiro e mais importante dos conceitos – a razão de existir da empresa. Nos dias atuais, consumidores e colaboradores dão muito valor a ele. Tão importante quanto ter um propósito genuíno, é a capacidade de contar essa história e gerar um vínculo emocional entre a marca e quem a consome (STORYTELLING).

PESSOAS. Obviamente que para dar vida a tudo isso, PESSOAS precisam estar engajadas, motivadas e treinadas. Essa é uma premissa que tem feito a diferença em empresas que se destacam.

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL. O motivo que incentiva as pessoas a consumirem e interagirem com produtos e serviços em momentos e formas diferentes. Por isso o conceito SEM CANAL é relevante na estratégia de qualquer empresa, integrando os canais ON e OFF na jornada de compra de seus consumidores.

OPERAÇÃO. Executar e entregar valor para o mercado passa pela capacidade de OPERAÇÃO das empresas e exige sinergia de áreas diferente, o que nem sempre acontece com harmonia. Assim, os resultados serão respostas da sustentação dessa OPERAÇÃO em ambientes dinâmicos, a boa gestão dos processos e pela EFICIÊNCIA representada por indicadores.

TECNOLOGIA. Na jornada OMNI, o fator TECNOLOGIA se bem utilizado traz benefícios aos ambientes interno e externo da empresa, como também facilita a conquista e o engajamento de colaboradores e consumidores, que os transformarão nos embaixadores da sua marca.

SOLUÇÕES. As empresas entregam valor no relacionamento com clientes, resolvendo de fato os seus problemas e anseios com SOLUÇÕES de portfólio de produtos e serviços agregados na entrega.

ECOSSISTEMA. A rede que engloba e empresa e seus respectivos fornecedores, clientes e demais parceiros, em um ciclo virtuoso de geração e agregação de valor, e focando os aspectos de interdependência e cooperação trata-se do ECOSSISTEMA. Acompanhar o seu desenvolvimento é essencial aos líderes que buscam levar uma proposta de valor com oferta literalmente completa para seu mercado.

A aplicação de uma cultura agile é necessária no entendimento e adoção de estratégia que apliquem todos esses conceitos. Uma visão mais ampla, holística e um mind set de crescimento são cruciais. O mercado não preservará os que ficarem em zona de conforto. É preciso senso de urgência!

 

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